O Instituto Hidrográfico
O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960.
O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960. O IH funciona na direta dependência do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, sendo a competência relativa à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, exercida pelo Ministro da Defesa Nacional em articulação com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o Ministro do Mar. O IH é reconhecido como Laboratório do Estado, gozando de autonomia administrativa e financeira.
Missão:
O IH tem por missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.
Visão:
Ser um centro de referência no conhecimento e na investigação do mar.
Elementos de descodificação da visão:
- Segurança da navegação;
- Aplicação militar;
- Investigação aplicada;
- Multidisciplinaridade;
- Projeção nacional e internacional;
- Proteção do meio marinho;
- Desenvolvimento sustentável de Portugal;
- Centro agregador de informação e conhecimento.
Valores:
- Ética - Fazer com princípios; contexto de aplicação individual, organizacional, social e ambiental;
- Excelência - Fazer melhor; maior produção, com maior qualidade e utilizando menos recursos, procurando superarmo-nos em permanência;
- Inovação - Fazer diferente; criação de novos produtos/ serviços e métodos de trabalho, antecipação das necessidades dos stakeholders;
- Compromisso - Fazer com dedicação; pertença e identificação com a organização (e uns com os outros), assumindo uma ligação sem reservas.
Competências transversais:
(Conjunto de competências que todos os colaboradores do IH devem possuir, para o sucesso da organização):
- Flexibilidade e disposição para a mudança;
- Espírito de equipa e atitude positiva;
- Orientação para os resultados e qualidade do serviço;
- Pró-actividade;
- Responsabilidade e compromisso com o serviço;
- Sentido de serviço público.