Levantamento topo-hidrográfico na Guiné-Bissau
No âmbito da iniciativa “Mar Aberto”, a Brigada Hidrográfica (BH) encontra-se na Guiné-Bissau a realizar um levantamento topo-hidrográfico (LTH) no Porto de Bissau. Os trabalhos hidrográficos serão realizados a bordo da lancha “Cagarra”, que se encontra a caminho de Bissau, transportada pelo navio hidrográfico NRP D. Carlos I, navio este que também efetuará diversos levantamentos hidrográficos (LH) durante a missão Mar Aberto.
Enquanto a equipa da BH aguarda a chegada do navio, vai preparando a chegada deste com diversos trabalhos em terra, tais como:
- Montagem de um marégrafo para determinação do nível médio do mar em Bissau, e para determinação das constantes harmónicas que permitirão previsões de marés mais precisas;
- Levantamento topográfico de diversas estruturas portuárias;
- Nivelamento geométrico em Bissau;
- Coordenação de diversos marcos geodésicos e estruturas relevantes para apoio à cartografia.
Este trabalho conta com o apoio das diversas entidades locais, tendo a equipa da BH inclusive sido acompanhada por um Oficial da Marinha Guineense, o Capitão-Tenente Nando Mboto.
Por último, é de referir a extrema importância e impacto que a realização deste trabalho terá para a segurança da navegação em Bissau. O último LTH ocorreu entre 1963 e 1969, tendo entretanto surgido muitas alterações portuárias, e aparentemente elevado assoreamento nas margens do rio Geba que será agora comprovada com a recolha de dados para atualização cartográfica.