Assinado Acordo de Cooperação para a Cartografia do Rio Douro
No passado dia 29 de maio, foi assinado o Acordo de Cooperação Institucional entre o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. e o Instituto Hidrográfico para a produção da cartografia hidrográfica oficial da Via Navegável do Rio Douro.
A Via Navegável do Rio Douro tem mais de 200 quilómetros de extensão permitindo, desde 1990, a navegação desde a Barra até Barca de Alva, no Douro internacional. A navegação tem registado uma tendência de crescimento, principalmente na vertente da navegação turística, com navios que chegam a ter quase 80 metros de comprimento e a transportar 350 passageiros, existindo atualmente mais de 176 embarcações turísticas e várias de transporte de mercadorias e de recreio.
Com este Acordo pretende-se contribuir para a segurança da navegação nesta Via Navegável, através de cartografia hidrográfica oficial, com recurso a levantamentos hidrográficos que garantam a pesquisa total das obstruções do fundo.
O Acordo contempla, num período de quatro anos, a realização dos seguintes trabalhos:
Realização de nivelamentos, coordenação de pontos de apoio e instalação de marégrafos;
Levantamento topográfico das estruturas importantes para a cartografia hidrográfica;
Realização do levantamento hidrográfico de toda a Via Navegável com sistemas de elevada resolução e que garantam a pesquisa total do fundo;
Redefinição do traçado do canal de navegação com base nos dados hidrográficos recolhidos e elaboração do correspondente Projeto de Assinalamento Fluvial, adequado para uma navegação em segurança;
Produção das Cartas Náuticas e das Cartas Eletrónicas de Navegação, cobrindo toda a Via Navegável, de acordo com as normas da Organização Hidrográfica Internacional.
Estudo da implementação de um sistema de observação e difusão em tempo real, da altura da água instantânea nos locais a selecionar.
Estudo de monitorização e melhoria do posicionamento GPS Diferencial ao longo de toda a Via.
Este Acordo irá assim contribuir para a segurança da navegação e, consequentemente, para a salvaguarda de vidas humanas e para o desenvolvimento da economia associada a esta via de navegação.