Conteúdo/Content
Loading/A Carregar

Zero Hidrográfico

Zero Hidrográfico

O Zero Hidrográfico (ZH.) é um plano de referência convencionado, situado abaixo do Nível da Maré Astronómica Mais Baixa (BMmin), ao qual estão referidas as sondas e as linhas isobatimétricas representadas nas cartas náuticas, bem como as previsões de altura de maré publicadas nas Tabelas de Marés do Instituto Hidrográfico. O principal objetivo da sua implementação prende-se com a prática da navegação marítima tendo em vista a sua segurança.

Em Portugal continental o ZH. está estabelecido 2,00 m abaixo do nível médio do mar adotado (NMA) - Cascais 1938, sendo caso de exceção o porto de Lisboa onde se considera o valor de 2,08 m.

No Arquipélago da Madeira o ZH. localiza-se 1,40 m abaixo do NMA para a estação maregráfica do porto do Funchal (Funchal, 1913).

No Arquipélago dos Açores, os ZH. foram estabelecidos 1,00 m abaixo dos NMA relativamente às seguintes estações maregráficas:

  • Ilha de Santa Maria - Vila do Porto, 1965;
  • Ilha de S. Miguel - Ponta Delgada, 1991;
  • Ilhas Terceira e Graciosa - Angra do Heroísmo, 1951;
  • Ilhas de S. Jorge, Pico e Faial - Horta, 1935;
  • Ilhas do Corvo e Sta. Cruz das Flores - Sta. Cruz das Flores, 1965.

De igual modo, para os países africanos lusófonos, existem vários ZH. estabelecidos relativamente às estações maregráficas implementadas.

Os valores utilizados em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, bem como nos países africanos lusófonos, constam da “Tabela de Marés” publicada anualmente pelo Instituto Hidrográfico e disponibilizada para descarga em http://www.hidrografico.pt/tabelamares ou para venda na Loja do Navegante (http://loja.hidrografico.pt/).